Pedro Barbini - Pedagogia e Conteúdo
Pedro Antonio Caldeira. Nascido em Londrina, na Vila Brasil, me mudei para São Paulo em 2013, indo me estabelecer na região do Capão Redondo. Em 2014 tive minha filha Yasmin. No ano seguinte iniciei o Bacharelado em Ciências Sociais pela PUC-SP, com bolsa do ProUni. Me inseri na Secretaria Municipal de Cultura através de projetos culturais voltados para moradores da periferia paulistana, atuando no próprio território, com a mediação do Instituto Pólis, que na época era coordenado pelo Hamilton Faria, escritor e poeta curitibano.
Com o Pólis publiquei meu primeiro texto, na coletânea Escritos e Imaginários, com a curadoria do Valmir Souza e do Altair Moreira. Em 2016 trabalhei no Teatro Paulo Eiró, o segundo maior de São Paulo, onde tive contato com grandes companhias de teatro, dança e artes cênicas em geral. Em 2017 trabalhei como Oficineiro contratado também pela SMC, com atuação na Escola João Solimeo em parceria com a Casa de Cultura da Brasilândia, onde conheci a professora Mariana Loiola, também socióloga, formada pela UEL (pra vocês verem como SP é um mundo pequeno), o resultado foi o curta-metragem São Paulo: Miríades.
Em 2018 entrei na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, como funcionário da biblioteca, onde tive novos contatos com a cultura Hip-Hop, mas também com uma outra dimensão da literatura. Escrevo um livro infantil em conjunto com as crianças da “Fábrica”. Ainda em 2018 começo a frequentar o sarau da Cooperifa, coordenado por Sérgio Vaz. Em 2019 retornei para a SMC como Arte-Educador do Programa de Iniciação Artística, com habilitação em Literatura, além de desenvolver outros trabalhos com ONG’s e O.S’s. Conclui minha graduação em 2019.
Em 2020 retorno à Londrina. Em parceria com amigos de infância criamos o grupo musical SANG (de rap-jazz-soul). Comecei a cursar o mestrado em Sociologia do Trabalho na UEL, trabalhando como entregador de delivery. Atualmente tenho desenvolvido outros trabalhos (editor de vídeo, tradutor, produção de áudio), além de alguns projetos com a SMC, como educador do Programa Vocacional. Comando também, ao lado dos meus manos Rzl e Mano Gui MC, o programa Arritmia, com foco em hip-hop, pop e black-music, na Radio UEL FM e coordeno o Projeto Ecozinhando, uma websérie de hip-hop e empreendedorismo com previsão de estreia em Dezembro de 2021.
Neste projeto estou encarregado do planejamento e execução das "caminhadas" os micro cursos culturais da plataforma.
Sign up to view 0 direct reports
Get started