Toyota do Brasil
José Ricardo Gomes has extensive experience in the automotive industry, particularly with Toyota. José Ricardo started their career as a Financial Analyst at Grupo Abril in 1994. In 2003, they joined Toyota do Brasil and worked in various roles, including Sales Planning and Marketing Analyst, Department Manager of Sales Planning, Planning Manager, and National Sales Manager. From 2016 to 2018, they served as the Sales & Service General Manager at Toyota do Brasil. In 2018, José Ricardo Gomes moved to Toyota del Peru S.A. as the Executive Operations Manager, responsible for leading the Commercial Division in the country. José Ricardo achieved notable accomplishments, such as consolidating Toyota's position as the leader in the automotive industry and successfully introducing hybrid technology. In 2021, they returned to Toyota do Brasil as the General Manager Commercial and, in 2022, became the Commercial Director.
José Ricardo Gomes completed their undergraduate studies at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1999 to 2005, earning a degree in Economics. In 2006 and 2007, they pursued an MBA in Business Management at ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing. Additionally, they attended New York University in 2002 for a course in English. Currently, they are enrolled in the Leadership Development Program 1 at Toyota University, specializing in Executive/Management/People/Transformation/Mobility.
This person is not in any teams
This person is not in any offices
Toyota do Brasil
A chegada da Toyota no Brasil é um dos capítulos mais importantes na história da montadora e sua expansão global. Aqui foi instalada a primeira operação da empresa fora do Japão, com a produção do modelo Land Cruiser na pioneira fábrica de São Paulo, em 1958. Nos anos seguintes, a linha de produção foi transferida para a nova planta, de São Bernardo do Campo, e ali iniciou a fabricação do veículo que iria entrar para história do mercado automobilístico brasileiro: o Bandeirante. A década de 90 trouxe o início das importações de outros modelos e um novo momento na história da Toyota do Brasil. Nesse período, foi formada a rede nacional de concessionárias e inaugurada a segunda fábrica da Toyota no país, na cidade de Indaiatuba. Ali, em 1998, a Toyota estabeleceu outro marco da indústria automobilística nacional: o início da produção do Corolla, que atualmente conta também com uma versão de motor híbrido flex - o primeiro do mundo - no Brasil. Os anos seguintes foram de crescimento constante no país e integração com a América Latina, consolidada em 2005 com a inauguração do centro de distribuição de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que serve de porta de entrada para as picapes Hilux e SW4 produzidas na fábrica argentina de Zarate. Levando adiante sua política de sustentabilidade, em 2012 a Toyota inaugurou em Sorocaba a primeira ecofactory do país, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção no meio-ambiente, onde são fabricados os modelos Etios e Yaris. Em 2016 foi inaugurada a nova fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, que produz motores para os modelos Etios, Yaris e Corolla. O resultado de todos esses anos de atuação no Brasil é o maior orgulho de uma montadora que se preocupa em primeiro lugar com a qualidade e respeito aos clientes: o maior índice de satisfação entre as montadoras do país.